Botando a memória para funcionar e lembrando do jogo da Cinco-Marias, jogo que já existia a 4 mil anos a.C. e tem várias denominações: jogo do osso, arriós etc. A nobreza antiga jogava com pepitas de ouro, marfim e pedras preciosas.
modo de jogar:
Deixe todas as pedras. Escolha um e jogue para o alto e, enquanto estiver no ar, pegue outra pedra junto com a primeira, antes desta chegar ao chão; prossiga assim até pegar todos. Utilize sempre a mesma mão. ganha quem fizer a sequência inteira em uma mesma vez. Quem errar passa a vez. Outro desafio é apanhar duas pedrinhas de cada vez. Quando aquele que você jogou estiver quase caindo, pegue as outras duas e fique com quatro pedrinhas na mesma. Na sequência, jogam-se as três pedrinhas de umas só vez. E assim por diante, até ficar com as cinco na mão.
O projeto “Brinquedoteca Itinerante e Popular – BIP” desenvolvido desde 2004, como formas de garantir espaços lúdicos para que as crianças entrem em contato com a cultura popular do RN, preservando e difundindo formas de brincar que foram objetos de estudo de Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, e Manoel Rodrigues de Melo dentre outros. Brincar se configura como uma atividade natural para as crianças de todos os povos, independente de idade, sexo, religião, raça, classe sócio-econômica e cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário