Pesquisando livros e artigos sobre as bolas de gude encontrei um livro de Memorias com o título "Brinquedos e Brincadeiras Populares", gostei muito e por isso vou posta o trecho das bolas de gude nossa biloca.
A Origem das bolas de gude se confundem com a das civilizações. Exemplares delas foram encontrados em escavações arqueológicas no Egito e no Oriente Médio, com datas até 4.000 a.C.
Os antigos gregos tinham vários jogos nos quais usavam bolas de gude: os romanos tornaram populares pelo resto do mundo na forma de divertimento.
No início, elas podiam ser feitas de pedra, madeiras, argila ou autêntico mármore. Mas, no século XV, elas começaram a ser feitas de vidro, em Veneza e na Boêmia. No século XVII apareceram bolas de gude de porcelana e louça. As bolinhas de açõ nunca foram bem recebidas, pois, ao enfrentar bolas de material menos resistente, causam-lhes danos. As bolinhas de hoje são multicoloridas.
Gude era o nome dado às pedrinhas redondas lisas tiradas do leito dos rios.
Artigo tirado em 11/08/2011 do livro "Brinquedos e Brincadeiras Populares", paginas 37 e 38 - escrito por três professores de Mossoró/RN - Almir Nogueira, Edna Paiva e Rosely Fernandes
O projeto “Brinquedoteca Itinerante e Popular – BIP” desenvolvido desde 2004, como formas de garantir espaços lúdicos para que as crianças entrem em contato com a cultura popular do RN, preservando e difundindo formas de brincar que foram objetos de estudo de Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, e Manoel Rodrigues de Melo dentre outros. Brincar se configura como uma atividade natural para as crianças de todos os povos, independente de idade, sexo, religião, raça, classe sócio-econômica e cultura.
massa essa bolinha-de-gude
ResponderExcluirmuito bom me ajudou muito na tarefa kkk
ResponderExcluirValeu ajudou no trabalho :)
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMe ajudou no meu trabalho
ResponderExcluir