BIP

BIP
Brinquedoteca Itinerante e Popular

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Origem da Bola de Gude

Pesquisando livros e artigos sobre as bolas de gude encontrei um livro de Memorias com o título "Brinquedos e Brincadeiras Populares", gostei muito e por isso vou posta o trecho das bolas de gude nossa biloca.


A Origem das bolas de gude se confundem com a das civilizações. Exemplares delas foram encontrados em escavações arqueológicas no Egito e no Oriente Médio, com datas até 4.000 a.C.
Os antigos gregos tinham vários jogos nos quais usavam bolas de gude: os romanos tornaram populares pelo resto do mundo na forma de divertimento.

No início, elas podiam ser feitas de pedra, madeiras, argila ou autêntico mármore. Mas, no século XV, elas começaram a ser feitas de vidro, em Veneza e na Boêmia. No século XVII apareceram bolas de gude de porcelana e louça. As bolinhas de açõ nunca foram bem recebidas, pois, ao enfrentar bolas de material menos resistente, causam-lhes danos. As bolinhas de hoje são multicoloridas.

Gude era o nome dado às pedrinhas redondas lisas tiradas do leito dos rios.







Artigo tirado em 11/08/2011 do livro "Brinquedos e Brincadeiras Populares", paginas 37 e 38 - escrito por três professores de Mossoró/RN - Almir Nogueira, Edna Paiva e Rosely Fernandes

5 comentários: