BIP

BIP
Brinquedoteca Itinerante e Popular

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Resenha Poética com Claudio Wagner: INVERNIA


INVERNIA



         É do céu que se precipitam as águas que caem na terra molhando tudo e fazendo com que a vida, poeticamente, brote de todas as formas e dimensões, pois sem água, não existe vida, isso é certo. Mas, sou da opinião de que sem arte, também não. E a natureza nos prova isso, nos presenteando com maravilhosas obras de arte, que, infelizmente, muitas vezes não paramos para permitir que nossos olhos as vejam.
Para falar da natureza e sua arte, o poeta Jadson Lima nos presenteia com a obra “Invernia”. Podemos dizer que esse livro é uma verdadeira obra de arte, a começar pelo seu projeto de gráfico que é magnífico, com ilustrações lindas. Visualmente, o livro está ótimo para ser lido e apreciado. Mas, ao analisarmos o conjunto da obra, nos deparamos com o que é mais importante no livro: os poemas. Os poemas contidos nessa obra, foram concebidos sob a luz da grandiosa poesia, que só uma alma poética apurada pode conceber. Jadson Lima tem essa alma! Ao ler “Invernia”, fiquei convencido disso. Para provar o que falo e possa me entender, deixo aqui uma estrofe do poema que dá nome a essa obra:

Invernia
(...)

Brotando a vida do chão
A terra recebe a chuva
Deixando de ser viúva
Mostrando a grande união
E nessa concepção
Desse grande casamento
Depois do ato, o rebento
Nascendo forte e florido
Milho e feijão já nascido
Pro nosso contentamento.
(p.43)
          As 162 páginas de “Invernia” apresentam registros das memórias do poeta, odes aos seus pais, ao seu amor, aos professores e ao grande mestre da poesia do nosso Estado, Antônio Francisco. Há poemas que nos levam a conhecer as entranhas do nosso sertão, sua beleza e a força do povo que habita essa região.
         “Invernia” tem apresentação de João Batista de Lima, de Bom Jesus/RN e Prefácio de Lucas Rafael Calado, de São José do Egito/PE, terra da poesia por excelência. Os textos das orelhas da obra contam ainda com a contribuição do mossoroense Antônio Francisco, poeta que despensa qualquer apresentação, além de Davi Lima, filho do Jadson Lima, o que deve ter feito o coração do pai bater mais forte de alegria e satisfação.
       Os poemas nessa obra, são construídos em décimas, demonstrando o domínio do poeta como escritor de literatura de cordel, literatura que poucos dominam devido as regras da métrica e rima. Vemos na construção de cada verso do poeta, o espetáculo que a invernia traz para a natureza, onde tudo brota, nasce, salta e explode para a vida em cores, sabores, gestos, ações, sentimentos do mais variados. Uma abundância de poemas que falam das gentes do nosso sertão, que falam das plantas, dos rios, da vida em suas multiplicas manifestações, nos fazendo sentir todas as suas pulsações.
        Me desculpe, mas vou reler “Invernia”, para poder me apropriar novamente de tudo que é tão nosso e não nos damos conta do tamanho da beleza. É preciso que o poeta venha e decodifique essa beleza para que vejamos em sua plenitude, pois pelos olhos do poeta, a natureza é observada em toda sua singularidade que tem a nos oferecer. 


 
Claudio Wagner
Poeta, professor historiador, Cientista das Religiões, 1º Secretário da SPVA/RN e autor do livro Entre a Sombra da Razão e a Razão da Sombra.

Referência
LIMA, Jandson. Invernia. Natal-RN, Offset, 2018.

3 comentários:

  1. Poeta o seu trabalho leva alegria a nossa vida, super recomendo o livro!

    ResponderExcluir
  2. Temos no RN grandes construtores de versos e fabricantes de sonhos, são neles que outros poetas se inspiram, como esse cara que tanto me inspira, Jadson Lima, valeu meu irmão, se não de sangue pelo menos de poesia, sou seu fã meu irmão, parabéns pelo livro e conquistas que virão.

    ResponderExcluir
  3. Jadson Lima um otimo poeta do meu Nordeste. Grandioso em tudo que escreve e declama... Parabéns

    ResponderExcluir