BIP

BIP
Brinquedoteca Itinerante e Popular

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Resenha Poética com CLaúdio Wagner: O Porto das Almas


      Sidney Wellington da Costa, na verdade, Sidney China, foi muito feliz na produção da obra “O Porto das Almas”, Editora Recanto das Letras, Sorocaba/SP, 2017. Os poemas encontrados nas 79 páginas desse livro são de uma qualidade poética impressionante. Quem ama poesia tem que ler, pois assim verá o quanto é encantador a forma que o Sidney se utiliza da linguagem escrita para captura a poesia da vida e expressar essa em poemas de rimas seguras e métrica impecável.
    O porto é um lugar de segurança para onde as embarcações vão após enfrentarem os perigos no grande mar. É no porto que os marujos pisam novamente em terra firma e vão em busca de aventuras amorosas ou não. É também nesse lugar, que os navios e embarcações em geral se reabastecem para retornar às suas jornadas mar a dentro. O porto é um lugar de chegada e de partida.
    Mas, em “O Porto das Almas”, o escritor cria, poeticamente, um lugar para onde nossas almas, cansadas e atormentadas pela azáfama do dia a dia, vão se reabastecer, se realimentar, se reequilibrar com o cosmos, pois nesse porto de poesias, elas, as almas humanas, encontram o sossego desejado e o acalanto para suas dores mais profundas.
    Vejam e sintam, em alguns versos, um pouco do que é esse porto e como o autor o construiu para ser um lugar de segurança e conforto para nós, mas também para ser um lugar de onde, uma vez estando seguros e ancorados, podemos refletir a respeito da nossa existência (essência).
Silêncio

Cala-se o sonho visceral do canto
O gemido sonoro e distante
A última luz do desejo latente
O último refrão sussurrado num pranto
Freio brusco e repentino do alazão ligeiro
Veio de outro em mina perdida
Sina de Rei de alma vencida
Seresteiro disfarçado de moleque arteiro.
(...)
(p.88)

      Nesses dois versos do poema “Silêncio”, contidos no livro do nosso poeta construtor de portos seguros para nossas almas, demonstro para vocês, o que lhes proporcionará a leitura da obra, e adianto que não irão se arrepender, pois assim como eu, vocês irão encontrar na poesia de Sidney China, palavras que lhes acalantarão as almas, que lhes ajudarão nos caminhos tortuosos da vida.   
    Concordo com a máxima de que a leitura nos faz viajar, que ela amplia nossos horizontes, que nos faz refletir sobre o mundo. Porém, ela, a leitura, em meu entender, é também uma grande fonte de diversão e entretenimento. Lógico, quando estamos munidos de um bom livro. “O Porto das Almas”, contempla tudo isso e ainda mais, já que, ao viajar, é sempre bom se ter para onde voltar. Nessa obra, nossas almas viajantes sempre terão um porto seguro.


Claudio Wagner
Poeta, professor historiador, Cientista das Religiões, 1º Secretário da SPVA/RN e autor do livro Entre a Sombra da Razão e a Razão da Sombra.


Referência
CHINA, Sidney. O Porto das Almas. Editora Recanto das Letras, Sorocaba - São Paulo, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário