BIP

BIP
Brinquedoteca Itinerante e Popular

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Resenha Poética com Cláudio Wagner: Amor no tempo de Chumbo


AMOR NO TEMPO DE CHUMBO 

            Dei um ganho (roubei) no título do livro de Fernando Antonio Soares dos Santos (Nando Poeta), Amor no tempo de chumbo, no qual o autor caprichosamente escreve em versos para contar uma bela história de um jovem casal que começa a se amar em plena luta pela derrubada da ditadura militar em nosso pais.
             No enredo, uma jovem macauense, que veio morar em Natal e conhece um jovem estudante do Colégio Atheneu, que é muito engajado nas lutas estudantis contra a ditadura militar. O encontro desses jovens é também o encontro com a luta, com os sonhos, com um ideal de ver esse pais crescer e se desenvolver como uma nação livre, onde os trabalhadores do campo e da cidade, os jovens, as mulheres e todos que são oprimidos pelos donos do poder, possam viver uma vida sem opressão.
            Na medida que o golpe militar vai se aprofundando, aumentando a repressão contra qualquer voz que tente enfrentar o regime, o amor dos dois vai crescendo cada vez mais, e no momento que o presidente Arthur Costa e Siva baixa, em 13 de dezembro de 1966, o famigerado AI-5, Ato Institucional que, entre outras medidas, fecha o congresso nacional, proíbe a organização sindical e aumenta o cerco contra as organizações que lutam pela queda da ditadura, o amor dos nossos protagonistas será colocado a prova.
            Com o AI-5 decretado, o casal de revolucionários enamorados não foge das lutas, pelo contrário, os dois, que estavam a esse altura estudando na UFRN no curso de medicina, decidiram que era hora de deixar a cidade do Natal e partir para organizar as lutas em defesa das liberdades democráticas, ambos fazendo parte de uma organização conhecido como MAR. Partiram para morar na cidade de São Paulo e lá assumiram novas identidades, passando a viver na clandestinidade, pois chegará o momento de uma maior radicalização na luta contra os covardes militares que haviam tomado o poder no Brasil. Sobre esse momento de ir para uma nova fase da luta, o Nando Poeta nos conta assim, com muita rima e uma certa musicalidade vejam:


A perseguição aumenta
Aos integrantes do MAR
Diante das ameaças
Procuram outro lugar.
Deixando a terra natal
Foi noutro mar navegar.
(p.14)
             Mesmo eu tendo feito uma leitura minuciosa da obra, assim como nas outras resenhas, eu apenas dou pistas do que o leitor (a) encontrará de excelente no texto, pois compete sempre a vocês buscarem os livros que aqui apresento e tirarem suas próprias conclusões a respeitos desses.
             Começo com um bisturi nas palavras a dessecar o livro, porém, deixo todo o corpo em aberto para quem vier observar (ler), possa terminar a autopsia, já que não adianto Spoiler, senão acabaria a graça da descoberta para o leitor (a). 
          Mas, seguem-se as páginas do livro e a ditadura prossegue sua perseguição impiedosa contra os que querem ver seu fim e nosso jovem casal sentirá na pele as dores da tortura, irão, em determinado momento, ter que seguir por caminhos diferentes dentro da luta, ficando afastados, pondo o amor a prova. E já falei demais. Será que esse amor ira resistir? Será que nossos amados protagonistas sobreviveram aos calabouços de ditadura? Como na canção de Chico Buarque, deixo para vocês: O que será, que será? Que andam suspirando pelas alcovas. Que andam sussurrando em versos e trovas... E se queres saber como termina os versos do Nando e o amor desse casal, vai até a Estação do Cordel, ali na Cidade Alta, em frente à Praça Padre João Maria, compra o livro e depois me fala... 



Claudio Wagner
Poeta, professor historiador, Cientista das Religiões, 1º Secretário da SPVA/RN e autor do livro Entre a Sombra da Razão e a Razão da Sombra.


Referencia
BUARQUE, Chico, O Que Será (À Flor da Terra).https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45156/. acessado.07/08/2018.
POETA, Nando. Amor no Tempo de Chumbo, São Paulo: Editora Areia Dourada,2018

2 comentários:

  1. Parabéns nobre amigo, um excelente trabalho. Te desejo todo sucesso do mundo, pois é merecedor ❤.
    Abraços, saudades.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante, assim que poder comprarei o referido livro. Parabéns pela resenha muito significativa

    ResponderExcluir