BIP

BIP
Brinquedoteca Itinerante e Popular

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Resenha Poética com Cláudio Wagner: POESIFLORANDO AMOR


POESIFLORANDO AMOR
Venha nascer um pouco Deus (a).

Todo caminho tem, tem ida e volta
E um coração alguém que já amou
(...)
Fábio Júnior

           Emecê Garcia é o verdadeiro nome de Mauricio Cardoso Garcia, ou será o contrário? Aí já não é comigo, não tenho nada haver com cartório, que é o lugar onde os nomes das pessoas estão registrados. Quem sabe você vá até um e descubra se estou mentindo quanto ao nome do autor ou falando a verdade.
           Bem que eu poderia enumerar muitas qualidades biográficas desse escritor poeta e relacionar os muitos títulos de livros por ele já publicados, porém se não o faço, é para deixar a seu critério, leitor, pesquisar a respeito.
           Como de costume, não me aprofundo muito sobre os autores e autoras, mas sim sobre seus escritos, aliás, sobre alguns aspectos desses, para dar ciência e fazer o convite a leitura, e com o Emecê Garcia, não será diferente.
           Let go read guys (vamos ler gente) o fantástico livro “ Poesiflorando Amor”, obra de uma elegância poética que poucos conseguem expressar em palavras, mas que Emecê Garcia faz com muita perfeição e destreza. É uma obra de 136 páginas, editada pelo próprio autor de forma independente e composta por texto escritos em prosa e em poesia, sempre mantendo uma requintada argumentação que encanta a alma de quem a lê. Confesso que fiquei encantado a cada nova página que lia. Era como está se encontrando com uma natureza sagrada das palavras.
          Tudo no livro nos leva para o encantamento, demonstrando o quanto seu autor é experiente no trato com a escrita. Os textos mais parecem orações, nas quais o humano vira Deus e por isso, passa a ser objeto de devoção, contemplação e adoração. Acredito, que é por adorar a natureza humana, a ponto de presenteá-la com seus trabalhos, que o Maurício, epá! Digo, Emecê Garcia, faz sua poética, prosa filosófica, para que a gente possa se sentir melhor na aventura da existência. Uma vez estando com um de seus livros em mãos, não conseguimos parar de ler, pois nos encontramos com nós mesmo em carne, osso, amor e transcendência (poesia).
           Vem saborear comigo esse poema que extraí do livro e me diz se tenho ou não razão:

II- Broto

E assim, eu fui criado,
Entre Flores e espinhos;
Entre amores e carinhos,
Muito tímido calado;
E com medo do pecado,
Do inferno, do horror
Pedia a Deus, O Senhor:
Ó Dai-me, muita firmeza!

E Deus na sua grandeza
Encheu tudo de Amor.
(p,11).


           É ou não é, puro encantamento? E o eu, ao qual se refere o escritor, é ou não o nós, essa soma de Tu e EU que brotamos todos os dias para o amanhecer da nossa vida? Tomando para mim as palavras de Senhorzinho Malta, personagem de uma novela da Globo, Roque Santeiro: "Tô certo, ou tô errado?, quando afirmo que isso é uma oração, para contemplar nossa natureza humana, sagrada e feita de forma bela e muito rebuscada pelo escritor.
          Nos dizeres de Fábio Jr, todo caminho tem, tem ida e volta e um coração alguém que já amou..." O que Garcia escreve, nos leva por esse caminho, que nos leva e traz, que nos adianta no futuro e nos permite enxergar um passado que nos lembra que o coração nunca está totalmente vazio, que pode estar amando, mas que também pode ter alguém que já amou. Esse escritor majestoso, dá sentido aquilo que não tem sentido aparente e tira o sentido do que era obvio e dar-lhe novo sentido. Nos mostra beleza com sua prosa, nos mostra beleza com sua poesia, indo, vindo, parando, refletindo sobre o humano. Nos dá qualidade com sua estética poética metrificada e rimada, dando-nos atributos que estão contidos apenas naquilo que é divino. Ao nos permitirmos ler o " Poesiflorando Amor" atingimos a: onisciência, onipresença e onipotência, viramos um pouco Deus (a), e continuamos humanamente mais humanos do que nunca.

 
Referência

JÚNIOR, Fabio. Música Volta ao Começo. Disponível em: https://www.letras.mus.br/fabio-jr/45877/
GARCIA, Maurício Cardoso. Poesiflorando Amor, Natal-RN MMO Graf, 2017.
NovelaRoqueSanteiro:disponívelem:http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/roque-santeiro.htm  


Claudio Wagner
Poeta, professor historiador, Cientista das Religiões, 1º Secretário da SPVA/RN e autor do livro Entre a Sombra da Razão e a Razão da Sombra.

Um comentário:

  1. Natal, 01 de agosto de 2018.

    Prezado poeta e resenhista,

    Cláudio Wagner

    É com imensa satisfação que transito sobre a reflexão crítica que fazes sobre esta mais nova obra POESIFLORANDO AMOR que acabo de publicar. Certamente, foste bastante preciso quando dizes: "obra de uma elegância poética que poucos conseguem expressar em palavras..." Foi justamente isso. Tenho tido a preocupação de falar coisas banais ou corriqueiras no que tange ao ser humano, no entanto, busco criar através do verbo uma arte inusitada, ou seja, um estilo distinto para que a leitora ou leitor possam sentir a "deleitura" poética que a prosa e o verso trazem para o encantamento ou “endeuzamento”, como falas, àqueles que venham degustar dos meus escritos.
    A propósito, ainda, do POESIFLORANDO AMOR, tive a preocupação de passar, para os leitores mais atentos, a liquidez ou fluidez que a escrita é capaz de enveredar, transformando um mesmo assunto, uma mesma ideia, em dois estilos distintos: a prosa e o verso, de forma poética e metrificada. E, seguindo essa mesma evolução, acabo de transformar esse mesmo texto num cordel de 345 estrofes, em septilhas, que me tomou os quatro dias de carnaval, porém, com uma nova intitulação: O PÁSSARO BEIJAMORES, que sexta feira, agora, dia 03/08/2018, eu estarei indo para Bienal Internacional de São Paulo, no intento de lançá-lo por lá.
    Sem mais delongas, fico agradecido por captar a essência desta obra e resenhar de forma sábia o que sentiste nela, e, para tantos que poderão seguir a tua indicação.

    Abraço sincero e amigo
    Deste Emecê Garcia

    ResponderExcluir